Batucada debate políticas públicas para a capoeira
BATUCADA é um evento anual realizado no mês de abril pelo Instituto Cultural Celeiro de Bamba Cordão de Ouro, de Itabuna, sob a coordenação do mestre Ninja e supervisão do mestre Suassuna. Um dos objetivos é promover a inclusão social através da participação de crianças e adolescentes de baixa renda e de jovens com síndrome de down.
Além disso, o Batucada também tem o propósito de incentivar a prática e o estudo da cultura afro brasileira por meio das apresentações culturais, bem como promover debates acerca das políticas públicas para a capoeira.
Este ano, como uma das novidades é a participação da Fundação Cultural Palmares, do IPHAN e da Rede Nacional de Ação pela Capoeira que estarão numa mesa redonda para debater a construção do Seminário Preparatório para o Encontro Internacional da Capoeira junto aos vários mestres que virão de todo país.
Outra novidade do Batucada é o minicurso de noções básicas de primeiros socorros em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) com duração de 4h e direito à certificado.O minicurso será voltado para qualificar os profissionais da capoeira da região.
O Batucada tem como público alvo toda a comunidade da região sul da Bahia, principalmente capoeiristas, admiradores e pesquisadores dessa arte que poderá assistir gratuitamente, no sábado, às apresentações de capoeira, maculelê, dança guerreira, dança afro, puxada de rede, samba de roda, batizado e troca de cordéis.